Mensagem ao Trabalhador Espírita

“...Chegastes no tempo em que se cumprirão as profecias referentes a transformação da Humanidade. Felizes serão os que tiverem trabalhado o campo do Senhor com desinteresse, e movidos apenas pela caridade! Suas jornadas de trabalho serão pagas ao cêntulo do que tenham esperado. Felizes serão os que houverem dito a seus irmãos: “Trabalhemos juntos, e unamos os nossos esforços, a fim de que o Senhor, na sua vinda, encontre a obra acabada", porque a esses o Senhor dirá: Vinde a mim, vós que sois os bons servidores, vós que soubestes calar os vossos melindres e as vossas discórdias, para que a obra não sofresse!"

Evangelho Segundo o Espíritismo

janeiro 30, 2008

Visita ao Lar São Francisco de Assis

Mensalmente visitamos o Lar São Francisco de Assis de Embú-Guaçú sito a Rua José Herculano, 90 -Jardim Emilia.
A caravana sai todo 1º domingo de cada mês, é necessário fazer o agendamento e o pagamento antecipado na Secretaria do Centro para o pagamento da Van que nos leva até lá.
Todos os meses levamos alimentos, medicamentos, e em algumas oportunidades ajudamos com a manutenção do prédio.
Auxiliamos os internos com cortes de cabelos, barbas e unhas.
Não esquecendo de uma boa conversa e atenção com todos.
Faça parte desta caravana você também!

Evangelização

Evangelização Infantil, Mocidade e Pré-Mocidade


Qual o objetivo de se evangelizar a criança? Por que a evangelização infantil é importante?Como diz Emmanuel no Livro "O Consolador - questão 109"- "O período infantil é o mais sério e o mais propício à assimilação dos princípios educativos."
"Até os sete anos o Espírito ainda se encontra em fase de adaptação para a nova existência que lhe compete no mundo. Nessa idade ainda não existe uma integração perfeita entre ele e a matéria orgânica. Suas recordações do plano espiritual são, por isso mais vivas, tornando-se mais suscetível de renovar o caráter e estabelecer novo caminho, na consolidação dos princípios de responsabilidade, se encontra nos pais, legítimos representantes do organismo familiar.Passada a época infantil, os processos de educação moral, que formam o caráter, tornam-se mais difíceis com a integração do Espírito em seu mundo orgânico material, e atingida a maioridade se a educação não houver sido feita no lar, então só o processo violento das provas rudes, no mundo, pode renovar o pensamento e a concepção das criaturas, porquanto a alma reencarnada terá retomado todo o seu patrimônio nocivo do pretérito e reincidirá nas mesmas quedas se lhes faltou a luz interior dos sagrados princípios educativos."Portanto o objetivo da evangelização infantil é preparar o ser humano para enfrentar todos os momentos e adversidades da vida, nos postulados do Evangelho, numa perfeita e profunda imitação de Jesus, nosso mestre.E o único meio de conseguir isso é cultivar no espírito da criatura, desde o alvorecer da vida, o entendimento da prática das boas obras, a aquisição da moral e do saber, para que ela atinja a idade adulta e a velhice consciente de suas conquistas espirituais; conhecendo a si mesma e situando-se no universo como colaboradora de Divindade Suprema.
Fonte www.cvdee.org.br

janeiro 28, 2008

Aconteceu em Janeiro

Dia 1:
1846 - Nasce Léon Denis, em Foug, França. Filósofo da Doutrina Espírita e um de seus maiores divulgadores.
1858 - Publicado o primeiro número da Revista Espírita, fundada por Allan Kardec.
Dia 2:
1889 - Nasce Carlos Mirabelli, em Botucatu, SP. Médium extraordinário. Em transe, falava 28 línguas, produzia efeitos físicos impressionantes; sem conhecer música, executava com perfeição obras de Wagner dentre outros mestres famosos.
1884 - Eleita e empossada a primeira diretoria da Federação Espírita Brasileira.
Dia 3:
1412 - Nasce Joana d'Arc, levada à fogueira pela Inquisição por manifestar mediunidade ostensiva. Em 1920, é canonizada pelo Papa Bento V.
Dia 6:
1868 - É lançada a primeira edição de A Gênese, de Allan Kardec.
Dia 8:
1950 - Primeira palestra, em Salvador, BA, do médium Divaldo Pereira Franco para detentos da penitenciária da cidade.
1958 - Fundado, no Rio de Janeiro, RJ, o Lar Fabiano de Cristo, por Jayme Rolemberg e Carlos Pastorino.
Dia 10:
1969 - Desencarna Zilda Gama no Rio de Janeiro, RJ. Professora, médium psicógrafa, tendo produzido por intermédio do Espírito Victor Hugo diversos romances mediúnicos.
Dia 12:
1746 - Nasce em Zurique, Suíça, Johann Heinrich Pestalozzi, educador de Allan Kardec.
1971 - Desencarna Zé Arigó (José Pedro de Freitas). Médium de cura, incorporava o médico alemão dr. Fritz, servindo de instrumento deste para a realização de impressionantes cirurgias espirituais, utilizando ferramentas comuns sem anestesia e sem esterilização.
Dia 15:
1861 - É lançada a primeira edição de O Livro dos Médiuns.
Dia 17:
1706 - Nasce Benjamin Franklin em Boston, EUA. Filósofo, cientista, inventor, músico. Junto com outros espíritos, assina "Princípios Básicos" (Prolegômenos) em O Livro dos Espíritos, demonstrando fazer parte daqueles que se fizeram presentes ao trabalho extraordinário da Codificação da Doutrina Espírita.
Dia 22:
1909 - Desencarna Antonio Gonçalves da Silva "Batuíra" em São Paulo, SP. De espírito humanitário e idealista, aderiu desde o início à campanha abolicionista, trabalhando com desenvoltura ao lado de Luiz Gama e de Antonio Bento. Em sua casa, abrigava escravos foragidos. Só os deixava sair com a carta de alforria, que comprava com seu próprio dinheiro.
Dia 30:
1938 - Desencarna Cairbar de Souza Schutel. Médium receitista, escritor e divulgador da Doutrina Espírita. Foi fundador do Centro Espírita Amantes da Pobreza em 1904, em Matão, SP. No ano seguinte, fundou o jornal
O Clarim e, em 1925, criou a Revista Internacional de Espiritismo. Foi também um dos pioneiros na divulgação da Doutrina por meio de programas de rádio.

janeiro 17, 2008

Biografia de Allan Kardec

O Codificador do Espiritismo
Hippolyte Léon Denizard Rivail nasceu em Lyon, França, em 3 de outubro de 1804. Estudou em Yverdun (Suíça) com o célebre Johann Heinrich Pestalozzi, de quem se tornou um eminente discípulo e colaborador. Aplicou-se à propaganda do sistema de educação que exerceu tão grande influência sobre a reforma dos estudos na França e na Alemanha. Lingüista insigne, falava alemão, inglês, italiano, espanhol e holandês. Traduziu para o alemão excertos de autores clássicos franceses, especialmente os escritos de Fénelon (François de Salignac de la Mothe).
Rivail, o educador
Fundou em Paris – com sua esposa Amélie Gabrielle Boudet – um estabelecimento semelhante ao de Yverdun. Escreveu gramáticas, aritméticas, estudos pedagógicos superiores; traduziu obras inglesas e alemãs. Organizou, em sua casa, cursos gratuitos de química, física, astronomia e anatomia comparada.
Membro de várias sociedades sábias, notadamente da Academia Real de Arras, foi premiado, por concurso, em 1831, com a monografia Qual o sistema de estudo mais em harmonia com as necessidades da época? Dentre as suas obras, destacam-se: Plano apresentado para o melhoramento da instrução pública (1828); Curso prático e teórico de aritmética (1829, segundo o método de Pestalozzi); e Gramática francesa clássica (1831).
Kardec, o codificador
Foi em 1854 que o Prof. Rivail ouviu falar das mesas girantes, fenômeno mediúnico que agitava a Europa. Em Paris, ele fez os seus primeiros estudos do Espiritismo. Aplicou à nova ciência o método da experimentação: nunca formulou teorias pré-concebidas, observava atentamente, comparava, deduzia as conseqüências; procurava sempre a razão e a lógica dos fatos. Interrogou os Espíritos, anotou e ordenou os dados que obteve. Por isso é chamado Codificador do Espiritismo. Os autores da Doutrina são os Espíritos Superiores. A princípio, Rivail objetivava apenas sua própria instrução. Mais tarde, quando viu que tudo aquilo formava um conjunto e tomava as proporções de uma doutrina, decidiu publicar um livro, para instrução de todos. Assim, lançou O Livro dos Espíritos em 18 de abril de 1857, em Paris. Adotou o pseudônimo Allan Kardec a fim de diferenciar a obra espírita da produção pedagógica anteriormente publicada.Em janeiro de 1858, Kardec lançou a Revue Spirite (Revista Espírita) e fundou a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. Em seguida, publicou O que é o Espiritismo (1859), O Livro dos Médiuns (1861), O Evangelho segundo o Espiritismo (1864), O Céu e o Inferno (1865) e A Gênese (1868). Kardec faleceu em Paris, em 31 de março de 1869, aos 64 anos, em razão da ruptura de um aneurisma. Seu corpo está enterrado no cemitério Père Lachaise, na capital francesa. Seus amigos reuniram textos inéditos e anotações de Kardec no livro Obras Póstumas, que foi lançado em 1890.

janeiro 10, 2008

Festa de Natal


Com a ajuda de todos, conseguimos realizar mais uma Festa de Confraternização com as famílias que são assistidas pela nossa Casa em comemoração ao Natal, que foi realizada no dia 23/12/2007. Agradecemos a ajuda de irmãos dedicados, tanto na preparação da festa, quanto nas doações dos alimentos e brinquedos. Vejam as fotos na apresentação de slides e também os vídeos.

Vídeo - Almoço

janeiro 09, 2008

Vídeo - Salão Decorado

Prece de Natal - 24/12/07

Momento muito especial e emocionante!!!
Nossa Prece de Natal deste ano estava maravilhosa, todos
muito envolvidos e contagiados por emanações de muita luz e
paz e é claro que muitas pessoas tiveram que secar suas lágrimas.